Comportamento de compra de consumidores na Internet

Autores

  • Alexandre Cabral de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2006v7n1p%25p

Resumo

Baseado em um modelo de adoção de inovações, procurou-se neste artigo verificar as relações existentes entre as características pessoais dos adotantes, as características percebidas da inovação e a influência pessoal no comportamento inovador. A pesquisa de campo foi realizada on-line com 401 usuários de dois provedores de acesso à Internet no Brasil entre os dias 16 e 29 de maio de 2000. Os resultados da pesquisa demonstraram que os inovadores não pertencem a uma faixa etária, nem possuem um grau de escolaridade específico, por outro lado eles se encontram na faixa de renda mais alta. Possuem significante grau de cosmopolitismo, alta exposição à mídia de massa, significativo grau de familiaridade com a Internet e alto conhecimento dos procedimentos da Rede. No entanto, não se pôde afirmar se eles são experts no uso da Internet. A pesquisa ainda verificou que os inovadores parecem realmente perceber vantagens na compra de produtos pela Internet e que esse novo modelo de aquisição de bens é compatível com seus valores e experiências passadas. Por outro lado, não se pôde afirmar se a complexidade do comércio eletrônico afeta o comportamento inovador dos consumidores. Os resultados da pesquisa não encontraram nenhuma relação significativa entre a influência interpessoal e o comportamento inovador.

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Publicado

2015-07-06

Como Citar

DE AZEVEDO, Alexandre Cabral. Comportamento de compra de consumidores na Internet. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 7, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2448-2129.2006v7n1p%p. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/1312. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos