A influência da educação na concentração de renda na flexibilidade do emprego formal no Mato Grosso do Sul no período de 1990 a 2002
DOI:
https://doi.org/10.17921/2448-2129.2004v5n1p%25pResumo
O estudo analisa de forma empírica o papel desempenhado pela educação na
concentração de renda dos trabalhadores com carteira assinada no Estado de
Mato Grosso do Sul, conforme seus graus de instrução. Baseando-se na Teoria
do Capital Humano, realiza-se uma pesquisa quantitativa com os dados das RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Desta forma, objetiva-se verificar a aplicação da referida teoria no Estado de Mato Grosso do Sul, no que concerne aos trabalhadores de todas as categorias do setor formal do emprego no período de 1990 a 2002. Procura-se também identificar como se dispunham os trabalhadores por graus de escolaridade e faixas de rendimentos. Ressalta-se que, para a concretização dos objetivos propostos, utiliza-se como parâmetro para análise da concentração de renda o índice de Gini e, para demonstrar empiricamente os resultados, é utilizado instrumental econométrico como ferramenta de pesquisa, visando reunir evidências em torno das hipóteses da pesquisa. Com a realização deste estudo, torna-se possível afirmar que os acréscimos de trabalhadores com graus de instrução mais elevados em todas as categorias do emprego formal propiciariam uma distribuição de renda mais justa no Estado do Mato Grosso do Sul, diminuindo, desta forma, as disparidades que ocorreram no período de 1990 a 2002. Deste modo, torna-se mister trazer à luz das discussões a idéia de que se deve investir em educação em todos os níveis, sendo este o caminho a ser trilhado para a promoção de justiça social-econômica e, como conseqüência, para a ampliação da atividade econômica no Brasil e mais especificamente no Estado de Mato Grosso do Sul.