Sales: Uma Marca, Um Sobrenome e Quatro Histórias Empresariais

Autores

  • Maria Tereza Gomes de Almeida Lima
  • Raquel Teixeira Carvalho
  • Elisângela Aparecida Longatti Fonseca
  • Rafaela de Sousa Goddi

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2015v16n2p80-85

Resumo

O artigo que aqui se configura é fruto do projeto de pesquisa “Dos arquivos orais aos perfis de um administrador” desenvolvido por professoras e alunas do Curso de Administração do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (IPTAN). Através de entrevistas, investigamos a trajetória de quatro empresários – os proprietários da rede de Supermercado Sales – e trouxemos ao presente histórias que estavam esquecidas há mais de 50 anos. Mesmo sabendo que tivemos acesso a resquícios de um passado que foi atualizado no momento da rememoração, refizemos parte do caminho que quatro irmãos percorreram para transformar uma única mercearia em uma rede de supermercados com 13 lojas, espalhadas por oito cidades do estado de Minas Gerais. A partir das idas e vindas da memória dos entrevistados, trouxemos ao presente considerações importantes sobre o papel do administrador contemporâneo, corroborando pesquisas de diversas áreas do conhecimento.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

LIMA, Maria Tereza Gomes de Almeida; CARVALHO, Raquel Teixeira; FONSECA, Elisângela Aparecida Longatti; GODDI, Rafaela de Sousa. Sales: Uma Marca, Um Sobrenome e Quatro Histórias Empresariais. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 80–85, 2015. DOI: 10.17921/2448-2129.2015v16n2p80-85. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/3307. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos