As Práticas de Ensino da Disciplina de Administração da Produção e Operações em Faculdades do Norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.17921/2448-2129.2014v15n1p%25pResumo
Uma das preocupações das faculdades é saber o que ensinar aos alunos do curso de Administração para que seja facilitada a inserção do profissional no mercado de trabalho. O presente trabalho teve como objetivo averiguar o que as faculdades do Norte Pioneiro do Paraná oferecem no currículo da disciplina de Administração da Produção. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, sendo a pesquisa exploratória e descritiva. Para tanto, foram entrevistados os professores responsáveis por essa disciplina em três faculdades, com auxilio de um roteiro de entrevista semi-estruturado. Procurou-se conhecer a bibliografia utilizada na preparação da ementa, o conteúdo abordado tanto na visão do professor quanto o cobrado pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e o método de ensino de cada instituição, entre outros. Foi construída uma lista de conteúdos de suma importância para o aprendizado na disciplina Administração da Produção como resultado da entrevista com os professores das três faculdades. As faculdades pesquisadas possuem semelhanças na forma de oferecer a disciplina de Administração da Produção e Operações, como também a forma de disponibilizar os conteúdos para os seus acadêmicos. A carga horária da disciplina é idêntica em duas faculdades. Os professores que ministram essa disciplina nas faculdades pesquisadas se declararam preparados e comprometidos com o aperfeiçoamento da atividade através de cursos.