O uso das Mídias e Redes Sociais Digitais na perspectiva da Comunicação Interna
DOI:
https://doi.org/10.17921/2448-2129.2018v19n1p42-47Resumo
Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos do possível uso das Mídias e Redes Sociais Digitais na perspectiva da Comunicação Organizacional, especificamente, na Comunicação Interna, a partir de pesquisa exploratória. Os avanços tecnológicos são notórios e também fazem parta da Comunicação como um todo. Contudo, o olhar para as Mídias e Redes Sociais Digitais por parte dos gestores é, muitas vezes, pejorativo. No corpo do artigo é feita a análise dos conceitos fundamentais para o entendimento da questão, como Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Mídias Sociais e Redes Sociais. A metodologia de Análise de Conteúdo é aplicada ao corpus de pesquisa, formada pelos artigos encontrados que levam em conta esse determinado assunto e autores reconhecidos da área de Comunicação Social. Conclui-se buscando mostrar a eficiência do uso das Mídias e Redes Sociais Digitais para a melhoria da comunicação interna no ambiente organizacional.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional. Comunicação Interna. Mídias Sociais. Redes Sociais.
Abstract
This article aims to discuss aspects of the possible use of Social Media and Social Network in the perspective of Organizational Communication, but specifically, in Internal Communication, based on Exploratory research. Technological advances are notorious and are also part of Communication. However, the managers’ view of Social Media and Social Networks is often pejorative. In the article, an analysis was performed of the fundamental concepts in order to understand the question, such as Organizational Communication, Internal Communication, Social Media and Social Network. The Content Analysis methodology is applied to research, formed by articles that talk about this particular subject and recognized authors of the Social Communication area. It concludes by trying to show the efficiency of the use of Social Media and Social Network for the improvement of internal communication in the organizational environment.
Keywords: Organizational Communication. Internal Comunication. Social Media. Social Network.
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