Perfil dos Consumidores de Produtos de Economia Solidária da Cidade de Londrina/PR

Autores

  • Luis Miguel Luzio dos Santos
  • Bernardo Carlos S. C. M. de Oliveira
  • Mayra Mota dos Anjos Carrion
  • Edna Marta Pelosi

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2012v13n2p%25p

Resumo

Diante da necessidade de geração de renda, os trabalhadores marginalizados encontraram alternativas em experiências coletivas de trabalho e produção que vêm surgindo e se disseminando nos espaços rurais e urbanos através de empreendimentos de Economia Solidária. O presente estudo procurou levantar o perfil dos consumidores de produtos e serviços da Economia Solidária na cidade de Londrina-PR, verificando o grau de conhecimento em relação a essa modalidade de organização produtiva, suas características, hábitos e valores, buscando entender as razões da opção por esse tipo de produto ou serviço. Para atender aos objetivos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi aplicada junto a 103 consumidores que se dispuseram a responder o questionário. Desta forma, pode-se afirmar que não existe uma homogeneidade no perfil do consumidor de produtos de empreendimentos da Economia Solidária em Londrina, porém fatores como renda, escolaridade e principalmente proximidade em relação ao empreendimento demonstraram-se importantes na avaliação do comportamento destes consumidores.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

DOS SANTOS, Luis Miguel Luzio; DE OLIVEIRA, Bernardo Carlos S. C. M.; CARRION, Mayra Mota dos Anjos; PELOSI, Edna Marta. Perfil dos Consumidores de Produtos de Economia Solidária da Cidade de Londrina/PR. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 13, n. 2, 2015. DOI: 10.17921/2448-2129.2012v13n2p%p. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/740. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos