Infometria da Cultura Organizacional: Pesquisas Realizadas no Brasil Entre os Anos de 1996 e 2006
DOI:
https://doi.org/10.17921/2448-2129.2012v13n1p%25pResumo
O objetivo deste artigo foi contribuir para o estudo do estado da arte da Cultura Organizacional no Brasil. A estrutura de crenças, valores e a personalidade de cada organização influenciam diretamente em todas as tomadas de decisões. Esse aspecto é explorado com base em levantamento da produção científica sobre o tema nos principais eventos e periódicos constantes no sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O banco de teses e dissertações dos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES na área de Ciências Sociais Aplicadas também foi objeto de levantamento. Os resultados obtidos a partir das publicações sugerem que o tema possui várias linhas a serem exploradas no Brasil, abrindo, assim, ampla oportunidade de estudos sobre as influências dos aspectos culturais na gestão de empresas, bem como a realização de testes empíricos para melhor estruturar a linha de pesquisa.