A Participação da Família na Educação Inclusiva do Menor com Deficiência: Direitos Maiores para Menores

Autores

  • Taís Nader Marta
  • Gisele Paschoal Cucci

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2010v11n1p%25p

Resumo

A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à vida. Mas não é qualquer vida que é assegurada em nossa Lei Maior e sim a existência de vida digna. Inegavelmente, tem-se que a família, em regra, representa o primeiro contato do ser humano com a sociabilidade e assim, essa vida digna deve começar a ser construída dentro da célula familiar. Hoje a educação inclusiva tem recebido crescente reconhecimento e assume importância cada vez maior. Nesse contexto, a família do menor com deficiência deve tomar consciência da importância de participar e cobrar cidadania acessível, influindo em mudanças de ideias, de atitudes, de relacionamentos com as diferenças individuais sendo respeitadas. A metodologia utilizada no presente trabalho está baseada na legislação vigente – nacional e internacional – para que se demonstre que existe todo um aparato legislativo que apóia a efetivação desse direito e que, apesar das várias leis e de alguns avanços, na prática ainda precisamos lutar para a efetivação da educação inclusiva no Brasil.

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Publicado

2015-07-03

Como Citar

MARTA, Taís Nader; CUCCI, Gisele Paschoal. A Participação da Família na Educação Inclusiva do Menor com Deficiência: Direitos Maiores para Menores. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 11, n. 1, 2015. DOI: 10.17921/2448-2129.2010v11n1p%p. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/965. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos