Do Modelo Institucional às Sociedades Anônimas: um Mapa do Futebol-Business

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DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2023v24n1p104-114

Resumo

Este artigo analisa a correlação entre as transformações ocorridas no ambiente mercadológico do futebol após 1980 e o recente processo de investimento das empresas do tipo private equity nos clubes. Este fenômeno, também conhecido por futebol-business foi construído em duas etapas. A fase de internacionalização correspondeu à exportação dos modelos de gerenciamento dos clubes e campeonatos da Europa Ocidental, os quais seguindo a tendência mundial, passaram a considerar os valores ligados à marca dos clubes como componentes dos ativos patrimoniais. Os valores atribuídos (brand equity) se transformaram em moeda de troca, utilizados na transferência de ações e mudanças dos direitos de propriedade. Na fase de globalização verificamos o envolvimento de atores de diversas origens na constituição de fundos transnacionais e descentralizados de investimento. Estas corporações passaram a operar no ecossistema do futebol profissional como protagonistas na comercialização dos direitos sobre marcas. A metodologia utilizada para obter os resultados desta problematização, constituiu-se de pesquisa exploratória caracterizada pela investigação dos marcos históricos e mercadológicos relacionados aos novos modelos de administração, contratos de direitos de exibição e padrões de avaliação da marca dos clubes. A pesquisa bibliográfica explorou teóricos de marketing e especialistas em finanças de futebol. A pesquisa permitiu concluir que as corporações deste ecossistema são heterogêneas e solidárias, observando os interesses tanto de holdings financeiras como de governos, líderes carismáticos, oligarcas da comunicação, monarcas teocráticos e atores da geopolítica. Todos trabalharam para estruturar um processo transnacional que enriquece atletas, empresários e os clubes, em detrimento dos clubes de menor porte.

Palavras-chave: Futebol Business. Private Equity. Sociedade Anônima de Futebol. Fundos de Investimento. Brand Equity.

Abstract
This article analyzes the transition between the changes that occurred in the soccer market environment from the 1980s onwards and the recent process of investment by private equity companies in clubs. This phenomenon, also known as football-business, was elaborated in two stages. The internationalization phase corresponded to the export of western european clubs and championship management models, which, following a worldwide trend, began to consider the values linked to the club brand as components of equity. The assigned values (brand equity) became a bargaining chip, used in the transfer of shares and changes in property rights. In the globalization phase, we verified the involvement of actors from different origins in the constitution of transnational and decentralized investment funds. These began to act in the professional football ecosystem as protagonists in the distribution of brand rights. The methodology used to obtain the results of this problematization consisted of an exploratory research characterized by the investigation of historical and market milestones related to new administration models, exhibition rights contracts and standards of evaluation of the club´s brands. The bibliographic research explored marketing theorists and specialists in football finance. The research concluded that the corporations in this ecosystem are heterogeneous and solidary, observing the interests of both financial holdings and governments, as well as charismatic leaders, communication oligarchs, theocratic monarchs and geopolitical actors. All worked to structure a transnational process that enriches athletes, businessmen and clubs, to the detriment of smaller clubs.

Keywords: Football Business. Private Equity. Soccer Corporation. Investment Funds. Brand Equity.

Biografia do Autor

Jonas Abreu, Faculdade Anhanguera. RJ, Brasil.

Mestrado em Produção cultural e Projetos sociais (FGV), especialização em marketing (UCAM).  Graduando em Administração. Coordenador técnico da Faetec Ipanema - Rio de Janeiro. Pesquisador de cultura, mídias, mercado e cidades. Experiencia em coordenação - pós-graduação e graduação - na área de negócios. Atuou como consultor de marketing (Sebrae). Autor de livros sobre marketing e negócios (Amazon). Vasta experiência em tutoria e coordenação de cursos on-line EAD. Conteudista e apresentador de aulas ao vivo. Professor de administração e marketing.

 

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

ABREU, Jonas. Do Modelo Institucional às Sociedades Anônimas: um Mapa do Futebol-Business. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 104–114, 2023. DOI: 10.17921/2448-2129.2023v24n1p104-114. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/10530. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos