A Inclusão de Pessoas com Deficiência Educação, um Breve Olhar sobre os Aspectos Legais

Autores

  • Raquel Motta Calegari Universidade de Campinas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. SP, Brasil. Faculdade Anhanguera de Sorocaba, Curso de Direito. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2448-2129.2023v24n2p129-138

Resumo

O presente artigo resulta de uma investigação sobre educação inclusiva. A educação inclusiva que, tradicionalmente, se restringia ao atendimento direto dos educandos com necessidades especiais, vem sendo repensada, hoje, na perspectiva de inclusão no próprio sistema de ensino com suporte institucional e preparo adequado do corpo docente para o atendimento dos alunos com necessidades especiais. Esta inovação aporta demandas com reflexos importantes sobre a prática docente, tais como o conhecimento da deficiência e de suas especificidades, além do desenvolvimento de novas posturas que garantam respeito e eficiência pedagógica.Em função disto, a inclusão exige rupturas dos padrões estabelecidos e a busca de alternativas inovadoras e viáveis, que garantam aos envolvidos não só o direito de chegar à educação superior, mas também de alcançar o maior sucesso possível. Nestes termos, o presente artigo é o relato dos resultados de uma investigação sobre a realidade, os procedimentos e as perspectivas da educação inclusiva, a partir de experiências de inclusão em instituições de ensino.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Formação Docente. Rupturas de Padrões.

Abstract
This paper results from a research on inclusive education. The inclusive education, which was traditionally restricted to the direct care of children with special needs, has being rethought, nowadays, in the perspective of inclusion in the educational system itself and proper training of teaching staff to attend students with special needs. This innovation brings demands with important reflections about the teaching practice, such as the knowledge of disabilities and their specific characteristics, in addition to the development of new attitudes to ensure respect and pedagogical efficiency. Because of this, the inclusion requires disruption of the established standards and the search for innovative and viable alternatives that guarantee to the people involved not only the right to get to higher education, but also to achieve the greatest success possible. Therefore, this paper is a report of the results of an investigation about the reality, the procedures and the perspective of inclusive education from experiences of inclusion in educational institutions.

Keywords: Inclusive Deducation. Teacher Training. Disruption of Standards.

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

CALEGARI, Raquel Motta. A Inclusão de Pessoas com Deficiência Educação, um Breve Olhar sobre os Aspectos Legais. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 129–138, 2024. DOI: 10.17921/2448-2129.2023v24n2p129-138. Disponível em: https://revistajuridicas.pgsscogna.com.br/juridicas/article/view/10074. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos